a ostra e o vento

mulherfoi quando eu dei o último passo, saí e fechei a porta atrás de mim. assim, de uma vez só. certas coisas necessárias da vida são como arrancar um band-aid da ferida que ainda lateja: ainda que haja medo é melhor fazer de uma vez só, sem piedade. foi assim que eu fui, sem olhar para trás. saí andando a passos mais ou menos apressados, mais ou menos decididos – talvez bem menos do que mais, mas era o possível daquele momento e por isso teria que bastar. e estava tão frio lá fora, muito frio. um dia triste de um vento cortante que veio me bagunçar os cabelos e embaçar os olhos e quando eu vi já estava chorando, um nó apertando a garganta e arranhando o peito mas ainda assim eu não olhei para trás nem pensei duas vezes, não quis dar uma nova chance ou tentar de novo, nada nada nada. era o fim e eu sabia: era o fim. e doía. sabe, doía muito. nossa, como doía. doeu por algum tempo ainda, depois daquele dia. foi como um luto demorado, um velório comprido demais, enterrar um defunto que ficou por aqui até mais tempo do que deveria. mas finalmente eu joguei a última pá de terra, deixei cair por cima a derradeira lágrima e ficou tudo por lá: o que era nosso, sete palmos abaixo. muito depois talvez tenha nascido por cima uma flor, talvez uma flor colorida, eu gostaria de acreditar que sim mas não posso dizer com certeza porque não voltei mais lá. eu joguei tudo fora, deixei que tudo virasse adubo para os novos tempos, e comecei uma história nova. uma história feita de alegria, de portas e janelas abertas e sol brilhando lá fora. e agora é de novo verão aqui dentro e eu já não sinto mais frio. e isso é tanto, e como eu gostaria que você soubesse, como eu gostaria de te contar: eu já não sinto mais frio.

título: do (lindo) filme de Walter Lima Jr.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

