circular

maonaareianada – você não entende nada. das coisas que eu digo você sempre deduz outras coisas que não sei de onde tira, e entorta e retorce e modifica tudo tanto que quando volta para mim eu já não reconheço nada meu, nisto que você diz ter saído de mim. e todas as coisas que eu faço, das menores e mais insignificantes e sem importância até as mais grandiosas e especiais ou que ao menos deveriam ser, todas as coisas você entende de outro jeito, entende o que não era para entender, entende o que quer, o que precisa que eu seja ou gostaria que eu fosse, sei lá, eu não tenho a mais vaga ideia de onde veio tamanho desafino, eu só sei que cansei disso, entende? uma hora esse desencontro todo perde a graça se é que um dia teve, vira só um emaranhado de coisas mal ditas e malfeitas e mal entendidas, coisas deixadas pela metade, esquecidas sem acabamento, inúteis, patéticas. é um pouco isso, eu acho que é nesse ponto que eu estou: enfadada, empapuçada de tanto vaivém, não vejo mais graça em coisa nenhuma, não vejo beleza nem poesia, só enxergo tudo muito desbotado e sem charme, feito janta requentada muito tarde da noite – e eu, que ironia!, eu querendo um gosto novo, um gosto desconhecido, um salto no escuro de olhos fechados, um perigo. uma coisa estimulante, entende? sei lá se é ilusão ou infantilidade achar que tudo vai ser estimulante sempre, mas eu ando tão apagada, ando tão enjoada de tudo, precisada de uma faísca qualquer que me faça pegar fogo novamente. talvez – e essa é a ideia que me assusta, e eu procuro fugir dela mas não tenho conseguido – eu esteja condenada a este círculo vicioso de querer sempre alguma coisa nova, de me render ao cansaço, de desistir quando passa o tempo e quando as coisas mudam, quando o desenho perde a cor e eu não sei como rabiscar tudo de novo, deixar as coisas bonitas outra vez. talvez seja isso, talvez. e eu queria afastar essa ideia com as mãos mas não posso, e é triste, triste, triste, esta sina. *

* escrito em março de 2012 / foto: Renata Penna

Deixe um comentário

