quase sem querer

aneis

a vida é isso, meu amigo, a vida é só isso: estar presente e não esperar coisa alguma, ao menos não esperar com desespero, com dor, angustiosamente. é ter o coração aberto, disponível, disposto. já dizia a canção que ‘toda dor vem do desejo de não sentirmos dor’, portanto o que venho querendo com ardor aprender é apenas isto: não esperar coisa alguma com sofrimento, acolher o que a vida me traz e saborear lambendo os dedos, sentindo os fiapos por entre os dentes. não, não é conformismo. nem mesmo preguiça ou princípio de acomodação, muito ao contrário – trata-se antes de uma consciência aguda e quase assustada de que a vida não se presta aos nossos desejos. e se é bem verdade, e sei muito da importância de ir atrás das coisas quando há algo que se quer, trabalhar a vida com as mãos feito barro que se molda para ganhar a forma imaginada, é também igualmente certo que há muita beleza naquilo que não foi esperado, no que não se pode antecipar, no que fugiu aos imaginamentos e veio para surpreender e fazer susto apenas porque era assim mesmo que tinha de ser. não é coisa fácil e também creio que não se possa ensinar – é algo que que somente em silêncio e solitariamente podemos exercitar, este desapego tamanho diante das coisas, das experiências, das idas e vindas. eu venho me esforçando um bocado para alcançar alguma coisa próxima a isso, embora saiba – e saiba sossegadamente, sem sofrimento – que um desprendimento absoluto de toda e qualquer expectativa sobre a vida e suas coisas será talvez algo que eu não hei de alcançar, nem mesmo com muito treino. porque sou humana afinal, tenho minhas limitações e minha capacidade de domar as minhas urgências não é infinita. mas fazer quanto a isso o melhor que eu possa, já há de ser muito bonito. ah, sim.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

