eu canto meu blues

velhao2P-19

há dias em que é assim, dói quando eu respiro, uma dor aguda que eu nem sei dizer precisamente de onde vem. talvez uma falta. uma saudade qualquer esquecida no meio da estrada, pelo acostamento. uma lágrima interrompida a meio caminho entre os olhos e a face, não chorada a contento. uma dor represada querendo romper a barragem. talvez um resto de despedida que ficou pela metade, a mão agitando no ar sem resposta, inútil. talvez seja outra coisa, toda diferente. talvez não seja coisa nenhuma, ou seja tudo isso junto. uma mistura. um bater de asas feito revoada de pássaros assustados pela proximidade humana, ensurdecendo pela grandiosidade. é isso: batem-me asas de uma centena de pássaros dentro do peito, e isso às vezes me impede respirar. e os pensamentos, coitados. embaralham-se atordoados por entre os incontáveis redemoinhos. às vezes se desfazem, ou se misturam, transformam-se. e eu fico assim, bagunçada. incapacitada para as coisas do dia, da vida, do mundo. impedida de ser lógica e prática e eficiente – eu, que em condições normais já não sou muito nenhuma destas coisas. incapaz de somar dois com dois ou juntar uma palavra à outra de maneira coerente que me faça ser entendida. sou eu comigo, eu perdida em mim, e não me resta mais nada. se eu pudesse, nesses dias me trancava em casa solitariamente, conversava apenas com as paredes do meu quarto, enrolava os meus cachos castanhos nos dedos da mão direita e sorria. sorria, apesar. sorria, por esperança e por teimosia. sorria, só pra ver o meu sorriso no espelho, eu que sorrio com os olhos feito criança ainda descontaminada dos desencantos da vida. porque quando dói agudo, eu trato de sorrir agudo também. é fogo cruzado, e nessa vida a gente luta com as armas que tem.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

