mas agora gosto de ser

cotidi-6

“una es más auténtica cuanto más se parece a lo que ha soñado de si misma” *

é que de uns tempos para cá, veja: eu adquiri um certo conforto em estar comigo. só, em minha companhia, só. tocar a minha inteireza com a ponta dos meus dedos pequenos e suspirar com os olhos fechados, em oração silenciosa para louvar uma coisa que é só minha e toda gente desconhece. eu construí essa possibilidade com minhas mãos e foi coisa que me custou tempo e investimento não material – investimento de energia, de alegria e lágrimas, investimento de mim. eu hoje olho no espelho, e gosto do que vejo. e não falo de um gostar raso, superficial, ligado à matéria. ao contrário, trata-se de um gostar mais profundo e carecido de racionalidade. é um gostar anímico, uma coisa quase mística sem sê-lo. não sou religiosa, você bem sabe. embora alguma crença nas coisas inexplicáveis da vida eu tenha, aliás muita, mas falo agora de uma outra coisa muito profunda – eu aprendi a me gostar não porque sou parte do divino ou porque ele me habita ou porque tudo é perfeito sob o sol que nos ilumina os dias, mas porque sou eu, desse jeito torto e único, desse jeito meu. é um aprendizado que às vezes tarda, para mim tardou – ou não, levou o tempo exato necessário dentro do que me era possível, do que eu podia dar conta, daquilo que eu fui aprendendo com cada pedacinho da vida, com as coisas reluzentes de todos os dias, com as surpresas, com os tombos, com os joelhos ralados, com os olhos rasos, com as mãos estendidas, com a respiração ofegante, com a alma sedenta. eu hoje caminho mais junto daquilo que imaginei de mim, daquela pessoa que eu intuía desde muito cedo, desde menina, sem conseguir abraçar por inteiro porque eu pensava ter braços curtos. não eram, não são. neles cabe o mundo inteiro, e o mundo inteiro sou eu.

* Agrado, personagem de “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Almodóvar / foto: Renata Penna

Deixe um comentário

