tem o certo, tem o errado e tem todo o resto

bene-15

perfeição não é coisa que me cative ou encante especialmente, até pelo contrário: me causa tanta estranheza e recusa que prefiro virar os olhos para outro lado e buscar ali qualquer coisa bonita, delicada, qualquer coisa com pulso. qualquer coisa que aconteça como é para acontecer a vida: desordenadamente, com paixão e sem precisão. por um lado, a perfeição me desafia e impede acreditar, porque duvido dela. por outro, e isso é o mais importante, sou uma criatura apegada aos desvios, apaixonada pelos borrões. eu gosto da vida que escapa das linhas, do que se colore riscando por fora do espaço determinado como correto. a lindeza maior que eu vejo é a rasura, matéria prima de tudo o que se faz de bonito e significativo nesta vida. e em todas as outras se houverem, imagino. tem graça ir direto de um ponto a outro, sem fazer perguntas e sem devanear? ir de a a b sem desvio, sem fazer curva, sem experimentar um outro caminho possível, um quem sabe ou um quizás todo feito de sonho e esperança tola, sem mudar de ideia, sem voltar para o começo e querer fazer diferente, sem pisotear as certezas para no final acabar descobrindo um c, um d e um alfabeto inteiro de possibilidades e até esquecer que se quis um dia aquela letrinha arredondada e sem graça lá do começo, aquele ponto fixo e empoeirado no final do caminho? a travessia é o que me enche os olhos. é o passo dado com o coração, por torto que seja. é o caminho feito ao caminhar, sem garantias. não é que os fins não justifiquem os meios, os fins simplesmente não interessam, não têm a menor importância. é nos meios que reside a beleza das coisas, é nos meios que a gente se embola, e embolando aprende a viver melhor, a ser melhor, a ser mais daquilo que se é. eu não fecho círculos – eu descubro possibilidades. e não busco me certificar de coisa alguma, simplesmente vou adivinhando. isso me basta, e que me baste para toda a vida.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

