dito e feito, e dito

toreoutP-13

sabe a sensação de ter uma bola de pelo arranhando a garganta no dia mais seco do ano? é como as coisas não ditas têm sido sentidas por aqui. ficam pesando, atazanando, aporrinhando. penduradas nas minhas ideias de todos os dias, confundindo tudo. incomoda me sentir assim. prefiro cuspir de uma vez, colocar para fora, ainda que seja feio, ainda que seja ruim, ainda que no afã de me livrar do que me aprisiona por dentro eu misture as coisas, coloque junto o que era para estar distante, diga as coisas do pior jeito e meta os pés pelas mãos. ainda assim, eu prefiro lidar com as consequências. ver o que sobra, varrer os cacos, fazer um mosaico da dor, e então. algo. só não posso é guardar do lado de dentro, porque vira enfermidade e pode até matar. não, eu não exagero, bem que gostava. mas é ridiculamente real: a palavra, o desgosto, o rebote, que engolido vira doença e corrói, faz ferrugem nos cantos internos, apodrece tudo o que há. por outro lado palavrear, nomear o que se sente e apontar onde dói, fazer ver o sofrido pelo que é, despi-lo de seus ardilosos disfarces, é de algum modo libertação. uma catarse, um grito de revolução. um início, que seja. um modo de se livrar do que não serve, do que não tem funcionado. num jato, num vômito. eu tenho sobrevivido assim. não é a única maneira de lidar com estes pormenores da vida, há outras, mas tem sido a minha. tem sido meu modo de dizer a que vim. errando, às vezes. por excesso ou por falta, pelo que sobra ou pelo que falta, mas quando o silêncio não cura, eu o recuso fazendo cara feia. e não me calo, porque calar nesta hora não há de servir. não, nessa hora não. há tempo para tudo debaixo do sol e eu, bem, sou mesmo fera ferida, mas é o que temos para hoje.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

