e depois da chuva

raul1anoxP-348

e depois da chuva vem o quê, é a pergunta. nem sempre é bonança, nem sempre é descanso. tantas vezes, o que vem é a ressaca. uma agitação constante a afogar-me por dentro, um vaivém incessante de sentires e pensares e quereres descoordenados e desarrumados como quarto que não se organiza há tempos, com os tapetes cheios de poeira por baixo e as prateleiras abarrotadas, sem organização, papéis amarelados esquecidos nas gavetas e velhos relicários empoeirados esperando visitação. nunca fui boa em arrumações, nunca soube etiquetar adequadamente ou colocar nos escaninhos corretos, e até hoje é assim. deixo a minha bagunça acontecer, regozijo-me com ela, deleito-me, saboreio lambendo os dedos porque ela é minha, ela é quem sou eu, por indisciplinada e incompreensível que possa parecer – e em última instância, ser. eu gosto deste desarrumado. gosto desse desalinho que faz com que os meus traços sejam somente meus, irreconhecíveis para quem me é alheio. pode ser ressaca de mar bravio, mas é coisa muito minha e que de alguma maneira vem para me organizar por dentro, para que eu encontre significados para as coisas desconhecidas que me vêm visitar, para que eu possa responder a algumas das muitas perguntas que me rodopiam no peito, para que eu, de algum modo muito particular, possa encontrar alguma serenidade e alguma paz. então, quando é isto o que me vai por dentro, quando é desta forma que a vida me acontece, desesperada e violentamente como o susto de um furacão seguido de tempestade, eu danço na chuva e aceito aquilo que não compreendo. porque para certas coisas – quase todas as importantes, seria verdadeiro dizer – basta-me isso: de olhos bem fechados, mergulhar. abrir os braços à chuva, ao vento, às trovoadas, e ao sol quando vier. porque também há isto: ele sempre vem.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

