oferenda

dia17sitiotaubateP-15

o que eu te ofereço é isso mesmo, preste atenção, escute, mire: o que você vê. sem meios-tons. sem promessas. sem véus. não há em mim escondimentos de qualquer espécie, ao menos não por ora, neste momento em que me coloco diante de você assim, desnuda. estou inteira. crua. decifra-me ou te devoro, era o que dizia a esfinge. eu, não. não devoro. no lugar deste instinto destruidor, procuro acolher. esforço-me. e neste esforço é que te convido carinhosamente a conhecer o que sou. cada canto, cada curva. pequenos mistérios. delicadas surpresas. é um privilégio o convite, de certa forma – porque quando se trata de me dar a conhecer pelas entranhas, olhando-me sem defesas e tateando-me a alma e os sentires que somente a mim mesma pertencem, sou seletiva, aprendi a ser. dou-te, portanto, isto como presente: de certo modo, coloco-me inteira em suas mãos trêmulas que vacilam pelo inesperado, pelo desconhecido. sei que te assusto, mas se lhe for possível chegar além do primeiro choque, como quando os olhos se acostumam enfim à luz depois de um período mergulhados na escuridão e então vêem coisas inimagináveis e por isso maravilhosas, que lhe fazem agradecer em pensamento pela oportunidade de conhecer algo tão novo e tão surpreendente, por dolorida que tenha sido a princípio a experiência. sim, estou sendo um pouco convencida ao considerar-me maravilhosa por dentro, digna de causar tamanha alegria pelo conhecimento. mas é porque conheço-me bem, sei um bocado de tudo o que sou, sei que é muito. então às favas com a modéstia, permito-me um pouco de convencimento que não há de matar. mas então te pergunto, depois de tanto devaneio para dar tratos à bola: queres? porque se queres, aproveita que estou e vem de uma vez. se não quiseres, nem adeus eu vou dar, que não me demoro com quem não tem olhos de ver. a vida é preciosa, e eu sou também.

foto: Renata Penna

Um pensamento sobre “oferenda

Deixe um comentário

