das mentiras sinceras que não interessam mais

dia16empenedoP-20tanta gente, sabe. que eu vejo cometer esse mesmo erro: achar que vai mudar o outro. a gente se convence, entende. sei lá como. dando voltas ao raciocínio, enganando a lógica, torcendo o sentimento pra dar naquilo que no fundo a gente sabe que não é, mas se convence que talvez, quem sabe, pode dar pé. e dá-lhe batida de cabeça na parede, e dá-lhe desencontro e desencanto e acusação de todo tipo e de todo jeito, das mais infantis e despropositadas às mais bem elaboradas e supostamente irretocáveis, que mais parecem exercício de retórica preparado a contento para ganhar a audiência: é a gente tentando convencer o outro de que não, a gente não se enganou – ele é que talvez não saiba que é aquilo que a gente quer que ele seja. tudo mentira. tudo falso. tudo teatro. falta a gente aprender a olhar, e ver. sem projeção, sem expectativa. olhar, e ver. com atenção, com respeito ao alheio. e aí, diante do outro como é, despido das mentiras que a gente inventou que podia ser, cabe decidir: ou eu quero, ou não. se não, eu faço a minha trouxa com tudo aquilo que me cabe e ponho de uma vez o pé na estrada, vou em busca do que me sirva, do que me atenda, do que me diga respeito e me desperte o desejo de ficar. mas se eu quero, fico, e tento aprender a lidar com, a estar junto, a crescer do lado – não na frente, não atrás, não por cima, não por baixo. dito assim, veja você, parece tão fácil. e a gente aqui, quebrando a cara. eu, você e todos nós. humanidade besta, viu.

foto: Renata Penna

Um pensamento sobre “das mentiras sinceras que não interessam mais

Deixe um comentário

