do além

grimmagresteP-19deste modo tem se apresentado a vida, um refazer das coisas que não finda, um reviramento incansável e impiedoso que às vezes me mete medo e arrepia-me os cabelos, e outras vezes me apaixona quase que demasiadamente. de quando em quando, descubro-me indecisa: não sei ao certo se desejo seguir revirando-me e reconstruindo, alimentada das intensidades que a vida me presenteia, ou se quero parar por um instante, se quero ficar em silêncio, desapressar-me,  recostar-me em um canto qualquer para contemplar, repousar, e apenas isto: saborear. tocar o presente em câmera lenta, com a solenidade de quem cumpre um ritual cujo significado importa muito e tem algo de sagrado, místico, divino. e com um suspiro profundo, ter os olhos perdidos no longe do horizonte. assim é preciso que se possa ser diante da vida, de tempos em tempos: apenas, simplesmente. neste exato minuto confesso haver em mim algum cansaço que me pesa nos ombros, embora não seja este – abençoadamente – um cansaço desesperado ou desesperançoso, muito ao contrário: é o cansaço de quando já se viveu impensáveis intensidades e incontáveis mergulhos ao fundo onde já não se respira, e por isso então se necessita quietude, calmaria, paz, ao menos alguma, aquela possível. tenho vivido sempre sem economias, doando o que me é possível doar e às vezes ultrapassando a medida do razoável, tenho entregue muita coisa, sem resguardo, e isso exige de mim um bom bocado, embora haja compensações. muitas. bonitas. sinceras. valiosas. preciosas. e por elas, e carregando-as comigo no brilho dos olhos e nos cantos do sorriso, vou. sou. ao infinito, e além.

foto: Renata Penna

 

Deixe um comentário

