o que ela quer da gente, é coragem

grimmagresteP-45é aquela dor silenciosa, o luto que a gente chora soluçando e escondendo o rosto entre as mãos porque não quer dizer a dor em voz alta, nomear a morte, porque quando a gente diz ao mundo ela vira certeza, vira verdade, vira coisa palpável que a gente tem que deglutir. a dor que a gente admite e grita pro mundo e nomeia e faz ter cara e jeito e cheiro e cor e forma e superfície é a dor que a gente não pode mais fazer de conta que não, é a dor que existe por si, à revelia da nossa vontade, é a dor que a gente tem que olhar de frente e pegar na mão e apertar entre os dedos e mastigar entre os dentes e fazer dela uma parte nossa, uma parte que ensine alguma coisa, que transforme de algum jeito, que passe então a fazer parte daquilo que somos – e isso não significa sofrer demasiado sem necessidade, não significa ser para sempre vítima daquele luto primário nem apegar-se à dor como quem se aferra a uma tábua de sobrevivência, não, ao contrário. aceitar a dor e nomear a sua existência é de uma coragem sem medida, é o princípio ativo da cura. do que eu aprendi: ser forte não é não sentir fraqueza, é aceitar a fraqueza como a outra face da mesma força, é abraçar a fraqueza e dar a ela as lágrimas necessárias, sentir o gosto do sal correndo pelas bochechas e fazer dele alimento, coisa que nutre e ajuda a permanecer de pé. a minha dor é minha, e eu não posso dá-la a ninguém para que sinta em meu lugar, nem posso escondê-la no bolso esperando que mingue simplesmente, por puro esquecimento. a minha dor me pede coragem, e eu dou.

foto: Renata Penna

Deixe um comentário

