da voz que transparece

eupacaP-19a vida, entenda, é uma só. ela não se presta às compartimentações que gostaríamos de determinar, certos de que lidar com a vida em partes estanques e não comunicáveis entre si fosse mais fácil, mais simples, menos tumultuado, atarefados que estamos equilibrando tudo o que somos em um esforço quase sobrehumano para não deixar que se espatifem no chão partes nossas que nos são caras. não. não é assim que a vida se dá. seja por alegria ou por impossibilidade mesmo de outra coisa, somos o que somos sem pausas e sem intervalos, somos tudo o tempo todo, somos todas as coisas em tempo integral, elas se interligam e espalham-se umas por cima das outras. e assim é que o que sou existe em tudo o que faço: como mulher, companheira, filha, mãe, irmã, amiga, profissional, artista, ativista, cidadã, além de todos os outros inumeráveis papéis que se misturam e sobrevivem em mim conforme os dias passam, conforme digo coisas, abraço pessoas, defendo ideias, busco pequenas-grandes alegrias, aprendo, ensino, acerto, erro, realizo ou deixo pra lá. o convívio comigo há de carregar tudo consigo, como véu de noiva arrastando-se por trás enquanto se caminha olhando para a frente, como algo impossível de ser abandonado momentaneamente para que se possa ser outra coisa. tudo o que sou, eu sou a todo momento. gostem ou não, agradável ou exasperante, esta é uma verdade diante da qual não há o que se fazer a não ser aceitar resignadamente e sem subterfúgios: tudo o que me forma existe em mim continuamente, a voz que reconheço como minha carrega consigo todos os tons e meios-tons do inteiro que sou, penso, sinto e me forma. e não hei de perder tempo com desculpas a este respeito, nem agora nem depois, se apenas assim é e assim continuará sendo: eu não me separo de mim.

Deixe um comentário

