feche a porta. e apague a luz.

grimmagresteP-41

foto: Renata Penna

eu não vou correr atrás de você. só dessa vez. só por hoje, eu não. porque tá ficando tedioso isso, sabe. todas as vezes. você vai, e eu atrás. e o gosto do sal me correndo pelas bochechas. e a quentura me subindo pra face quando você se vira pra constatar aquilo que já sabia: eu ali, idiota, pedinte, ridícula, de mãos estendidas, de coração em pedaços, de orgulho no chão. não é nada bonito, eu sei. não é nada que eu possa colocar no currículo e vá depor a meu favor, ou que vá compor a minha lista de grandes realizações num futuro próximo, muito pelo contrário. é daquelas vergonhazinhas que a gente varre pra baixo do tapete pra esconder da visita. é daquelas histórias que a gente conta como se tivesse acontecido com uma outra pessoa, alguém que a gente conheceu numa outra vida, alguém distante que a gente só vê de longe e aponta e ri, ri desgovernadamente, ri sem nenhum pudor porque é alguém alheio a nós mesmos, alguém que cruzamos na rua e mudamos de calçada, alguém com quem não queremos e não precisamos andar de mãos dadas – isso sim seria um absoluto vexame. mas é, sou eu mesma. essa pessoazinha possível que consigo ser hoje. risível, mas é o que eu tenho pra hoje, então engulo. feito remédio amargo. feito comida que a gente não pode recusar por educação. ou pra não passar fome. mas então dessa vez, só dessa vez, ficamos assim: eu não vou. você continua, vai em frente, vai vivendo, vai até onde tiver que ir, vai até o fim se preciso for e se tiver que ser desse jeito não volte, fique onde sentir que deve ficar, bem longe de mim. já sabemos que assim é que foi feito pra ser, desde sempre. e eu já cansei de brigar com o que foi feito pra ser. *

(* escrito em setembro de 1996)

2 pensamentos sobre “feche a porta. e apague a luz.

Deixe um comentário

