na volta que o mundo dá

dia9guarameaipeecastanheiras-22“não é saudade, porque para mim a vida é dinâmica e nunca lamento o que se perdeu – mas é sem dúvida uma sensação muito clara de que a vida escorre talvez rápida demais e, a cada momento, tudo se perde.” *

e porque eu ando sentindo isso com fisgadas diárias que me entortam as ideias e me botam na boca um gosto amargo de qualquer coisa mal mastigada, que vai ficando esquecida por entre os dentes. e porque o tempo que passa, não simplesmente passa, em calmaria – ele dói. lateja. roça. embrulha e desembrulha. feito caldo de onda forte vinda de repente, no susto. que embola a gente pelo meio das águas barrentas, faz ralar os joelhos, faz engolir água salgada, faz virar do avesso. é isso: eu ando meio virada do avesso. de um jeito tão intenso, que tudo o que me roça na pele me faz embrulhar o estômago, e cada som por delicado que seja me dói nos ouvidos – como se eu precisasse de uma solidão absoluta e silenciosa, esvaziada de qualquer presença humana que me seja alheia, para deglutir a passagem das horas, dos dias, dos meses, dos anos. tenho me sentido atropelada. aturdida. confusa. há uma parte em mim que sonha futuros e deseja muito, quer o que há de novo, quer dar passos à frente, quer desbravar. mas há outra. que chora em silêncio, soluçando baixinho, amedrontada. que se agarra ao que já se foi, em desespero. que quer olhar para trás, apegar-se ao que já não é mas um dia foi, e foi bonito, e foi bom. estou agora assim: no meio do caminho. não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou. e enquanto eu me encolho pedindo paciência e calma, mais amor por favor, a vida continua aos trancos. empurrando-me aos barrancos. em demasia, como sempre foi. eu tapo os ouvidos, os olhos e a boca. recuso-me. enquanto eu puder, eu vou me demorar. às vezes é preciso. às vezes, eu preciso.

* caio fernando abreu

Deixe um comentário

