sede assim de qualquer coisa

imig-2como no poema de cecília meirelles: no escuro que silencia ao final de cada dia, um camelo que mastiga a sua solidão, um pássaro que procura pelo fim do mundo, um boi que caminha para a morte, e eu. eu. puxando o ar com empenho querendo encher os pulmões, a ver se me deixa de faltar o ar com tanta frequência. sem acolhimento na poesia, sem refúgio possível neste vasto celeiro de desencontros que tem se tornado a existência, nestes tempos áridos. estendo as mãos o tempo todo, sedenta. meus olhos vagueiam de um lado a outro, perdidos entre esta e aquela possibilidade, logo a tornar-se mais uma a dar-me adeus acenando de longe, sem atender a aquilo que necessito. esforço-me para não perder as esperanças. grito até perder a voz, porque quem sabe. na última hora da noite, quando a última estrela desiste de brilhar no céu, resignada diante da escuridão, quem sabe. alguém me ouça, vire-se para o lado e perceba. que há alguém ali, bem ao lado, ao alcance, pedinte. alguém com o coração emaranhado, a ruminar sentimentos revoltosos que se atiram uns por cima dos outros, como em protesto, e não se calam nem mesmo nas horas mais quietas da madrugada. até agora, meus gritos têm se perdido no vazio. batem-se nas paredes do nada, fazendo eco. eu falo da dor, e a dor me volta para os ouvidos, inteira, como saiu de mim. tenho um compromisso comigo mesma, que é não desesperar. reafirmo este propósito todos os dias, quando os ponteiros do relógio me vêm avisar que é hora de começar novamente: colocar os pés para fora da cama, respirar bem fundo, dar corda às costas da vida, dar conta das coisas do dia, porque o tempo, já dizia o poeta, não pára. tampouco espera. apenas nos faz companhia, enquanto tropeçamos ao longo das horas. já é alguma coisa.

2 pensamentos sobre “sede assim de qualquer coisa

Deixe um comentário

