das sem-razões de amar

porque eu aprendi contigo, isso: a respeitar o que é humano. a compreender que o caminho do outro me é alheio, e eu não posso compreendê-lo inteiramente porque não me pertence e diz respeito a um infinito que não é meu, e por isso mesmo não posso medi-lo com a minha régua. somos todos únicos, somos todos ignorantes de tantas coisas, estamos todos sendo e aprendendo enquanto somos, ao existir. beleza da vida, é isso: o aprender a ser, enquanto se é. não tem escola. não tem cartilha. não tem teste de aptidão. a gente cai no olho do furacão e ali mesmo, sem ter tempo para tomar fôlego ou traçar um plano de ação, começa a existir. esforça-se para ganhar asas, e aprende a voar experimentando, no meio do vôo. e tenta, e acerta, e faz direito, e erra. e falha miseravelmente em uma porção de coisas, todos nós. e o que nos salva das nossas impossibilidades é o amor. o amor sincero, não-piegas, o amor não-romântico, que não é apesar de – é por isso mesmo. o amor que aceita o que somos em sua inteireza, sem cobrar nota mínima nos boletins anuais da vida, sem esperar correspondência às expectativas. o amor que acolhe, lambe as feridas e devolve pro mundo. o amor que existe, persiste, porque sim. sem explicação. sem motivo. que amar não é barganha, e a gente não dá e tira conforme merecimento, ao contrário. a gente ama sem ter razão, a gente ama por instinto, porque para isso estamos vivos. e o amor me tem salvo incontáveis vezes do desespero e da desistência, e por isso eu digo que aprendi a amar como estratégia de sobrevivência, para continuar viva. e aprendi que o amor não dá garantias, e que amar é sempre um salto no desconhecido e sabe, tudo bem. é. tudo bem.

Um pensamento sobre “das sem-razões de amar

Deixe um comentário

