ao som dos bandolins

SESCsa_cidabelhasP-16‘se me cayó la vida encima’, li uma vez na página amarelada de um livro de sebo, já não me lembro nome nem autor nem coisa alguma, mas a frase continua aqui, retumbante e insistente, a dar-me voltas aos pensamentos. sim, caiu-me em cima. imprevisível, irremediável e irrecusável, toda definitiva, com seus pesares a perder de vista e suas belezas inebriantes a embriagar-me de alegria para depois fazer volteios e me trazer de novo lágrimas aos olhos, num ir e vir que não acaba nunca. sim, caiu-me em cima. ainda me estou a recuperar, se é que será possível fazê-lo de maneira definitiva, se é que não será isso mesmo para todo o sempre, um fazer-se e refazer-se infinito, uma espiral interminável de doçuras e espantos e rasteiras da qual nunca se vê o fundo, por mais que se debruce e se estique na ponta dos pés, bem na beirada. por ora estou cá, ainda a curar as feridas, botar talas nos ossos fraturados, fazer curativos nos cortes mais profundos, ainda estou a chorar alguns lutos, algumas perdas, e no meio disso encontro alguns sorrisos, às vezes muitos, pequenas-grandes delicadezas que a vida me espalha ao longo dos dias como quem faz pequenas carícias nos cantos do rosto, com dedicação materna. sim, caiu-me em cima e num movimento contínuo enlaçou-me a cintura e me convidou a dançar pelo salão, rodopiando as saias, ocupando os espaços, numa folia de desafio, como quem quer exato aquilo que lhe dizem que não pode ter, e sorri jogando os cabelos para os lados como se nada mais pudesse ser proibido. sim, caiu-me em cima, misturamo-nos sem pudores e cá estou eu, redescobrindo possibilidades. ‘ser novo’, de novo. para isso existimos.

Deixe um comentário

