e você sorriu pra mim

imig-17passei a noite com aquilo que restou de você. e era tão leve. pareceu-me tão pouco. no meio da madrugada, sem ter com quem trocar uma dúzia de palavras – e sem ter certeza de que o faria se pudesse, pois estava um pouco apegada ao silêncio habitado de tantas coisas que não teria como dizer em voz alta – levantei-me e abri as janelas. um vento gelado veio acertar-me em cheio, bagunçando os cabelos. fiquei sem ar por um minuto, mas foi uma sensação boa. por um minuto, foi como sentir-me novamente preenchida de algo que não sei precisar. foi como um assovio suave a costurar-me por dentro, e eu quase pude ouvir a melodia que fazia o vento, a habitar minhas entranhas. senti você comigo – você, que via música em tudo. de assalto, umd desejo infantil de contar como têm sido as coisas por aqui, fazer um resumo dos dias que se têm passado. do que há de mais importante, creio que tenho aprendido a conviver com as saudades. no que diz respeito a nós dois, é bem verdade que elas não me são assim tão estranhas, já que nos habituamos a grandes hiatos de distância ao longo da vida, eu e você. a história possível. mas de algum modo sempre havia a presença, ainda que apenas como possibilidade, um dia quem sabe. aprendo agora a aceitar este outro tipo de presença: a presença da ausência. como dizia o poeta, um ‘estar em mim’. e descubro assombrada que sim, é possível encontrar na ausência alguma alegria. já consigo sorrir quando você me vem à mente nas horas mais inesperadas do dia, por uma bobagem qualquer – uma canção no rádio, um lugar da cidade, um rosto que cruza comigo na rua e carrega contigo uma semelhança qualquer – ou talvez eu a invente, apenas para poder lembrar. de algum modo, tem sido bonito. como se eu aprendesse, uma vez mais, que a dor não tem nada a ver com amargura, tão ao contrário. como se eu aprendesse, quem sabe definitivamente, que amar é não perder nunca, mesmo quando se perde.

2 pensamentos sobre “e você sorriu pra mim

Deixe um comentário

