como se tempera o coração

BH-41era uma coisa assim, sem nome. nem eu saberia dizer exatamente a que veio, mas era bonita – isso eu podia sentir, tateando-a com as pontas dos dedos, curiosamente, querendo muito saber a coisa sem nome com todos os meus sentidos, fazendo-a parte de mim. misturamo-nos, delicada e desavisadamente. quando vi, já estávamos sendo. ao invés de dois, passamos a existir conjuntamente, a coisa em mim e eu nela. misteriosamente, a mistura me agradou e satisfez. uma quentura por dentro, uma carícia suave a me acalmar as dores mais latejantes, aquelas que sempre me vêm visitar à noite, no meio da mais absoluta escuridão, maculando o silêncio com o som dos soluços que não consigo evitar. fiquei feliz, assim de repente. não de uma felicidade irresponsável e grandiosa, de ser experimentada às gargalhadas – ao contrário, uma felicidade sorrateira, a soprar-me no ouvido uma canção bonita, lenta, quase uma bolha de sabão. quis gritar – pois esse é o meu meio de experimentar felicidades, contraindo-me toda, em convulsões de alegria. mas algo em mim me dizia que não, não era a isso que se prestava aquele instante tão quebradiço. não era a hora dos grandes arroubos. por ora, bastava experimentar a felicidade clandestinamente, aos pequenos bocados, sem alarde. não carecia fazer aparecer ao mundo – a felicidade era minha, tão minha que existia em mim sem eu quase saber. não dei permissão, nem disse palavras solenes que a recebessem com pompa e circunstância. apenas lhe abri as entranhas, num gesto humilde de quem, sem saber direito o que é, reconhece o encanto do milagre, quando ele acontece diante de si. de tudo isso, ficou para mim a lição: felicidade é assim, permitir e permitir-se.

Um pensamento sobre “como se tempera o coração

Deixe um comentário

